Salas VIP existem em aeroportos do mundo inteiro e possuem acesso restrito a determinados clientes ou para quem está disposto a pagar pelo acesso único, o que nem sempre é possível.
Ter acesso a uma sala VIP (ou “airport lounges”) é uma ótima forma de passar o tempo entre uma conexão e outra, além de oferecer amenidades como lanches, refeições, chuveiros, entretenimento e um lugar de descanso quando a espera é longa.
De forma geral existem quatro formas de se conseguir acesso a uma sala VIP:
– Através do seu cartão de crédito,
– Através da companhia aérea,
– Através de programas como Dragon Pass, Lounge Key ou Priority Pass, pagando pelo acesso sob demanda (quando possível).
Cartões de crédito dão acesso às salas VIP em aeroportos
Infelizmente não são todos os cartões de crédito que permitem acesso às salas VIP em aeroportos, geralmente quem possuem cartões como Platinum e Black. Confira diretamente com o atendimento ao cliente do seu cartão quais os benefícios ele oferece para titular e dependentes. Independente do banco, todo Mastercard Black e Visa Infinite permite acesso a algum tipo de sala VIP.
Os cartões Elo Diners Club, Elo Nanquim e Elo Grafite da Elo e os cartões The Centurion e The Platinum Card da American Express também oferecem acesso à salas VIP.
Mastercard Black oferece acesso à salas VIP em aeroportos?
Todo Mastercard Black oferece acesso a mais de mil salas VIP em aeroportos de todo o mundo através do programa Lounge Key, mas se essas visitas serão pagas (32 dólares por visita) ou gratuitas irá depender do banco emissor do seu Mastercard Black. Outro benefício do Mastercard Black é que ele possui duas salas VIP próprias no Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos: uma tradicional, no mezanino, e uma sala-bar no andar do Free Shop. Em ambas você tem acesso ilimitado e gratuito quantas vezes quiser ao longo do ano.
Visa Infinite oferece acesso à salas VIP em aeroportos?
Todo Visa infinite também oferece acesso a mais de mil salas VIP em aeroportos de todo o mundo através do programa Lounge Key, mas, assim como na Master, se essas visitas serão pagas (32 dólares por visita) ou gratuitas irá depender do banco emissor do seu Visa Infinite. Em outubro de 2022 o Visa Infitine estreou sua primeira sala VIP própria do mundo no Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos. A diferença entre ela e a sala VIP da Master Card é que a sala do Visa Infinite nem sempre permite acesso gratuito e ilimitado (as regras para uso dependem do emissor do cartão).
Cartões Elo oferecem acesso à salas VIP em aeroportos?
Os cartões Elo Diners Club, Elo Nanquim e Elo Grafite da Elo oferecem acesso às salas do programa Priority Pass em aeroportos de todo o mundo, mas se os acessos serão gratuitos ou não você precisa checar com o banco emissor do seu cartão.
Cartões American Express oferecem acesso à salas VIP em aeroportos?
Os cartões The Centurion e The Platinum Card da American Express oferecem acesso às salas VIP em aeroportos de todo o mundo, mas no Brasil eles possuem acordos diferentes em função do banco emissor, que pode ser Bradesco ou Santander. Tanto os cartões emitidos pelo Bradesco quanto pelo Santander oferecem acesso ilimitado aos Lounges Centurion ao redor do mundo, inclusive ao American Express Lounge no terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, mas apenas os cartões Bradesco oferecem acesso gratuito e ilimitado aos Bradesco Cartões Lounges.
Companhias aéreas também dão acesso às salas VIP
Independente do seu cartão de crédito, quem viaja de Executiva ou Primeira Classe provavelmente terá acesso à sala VIP daquela companhia aérea (ou companhia aérea parceira e de uma mesma aliança). Clientes premium dos programas de fidelidades de companhias aéreas também tem acesso às salas VIP destas companhias e companhias aéreas parceiras, como quem conquista o status Diamante na Azul, Ouro na Gol ou Platinum na Latam.
Importante: se você conquistou um status elevado em uma companhia aérea internacional você terá acesso não só as salas VIP dela como de outras companhias aéreas parceiras ou que fazem parte de sua aliança. Esse é um ótimo benefício das alianças aéreas: alcançar um status em uma determinada companhia aérea equivale a um status global em todas as outras companhias aéreas que fazem parte daquela aliança.
Programas de acesso às salas VIP
Existem diferentes programas que funcionam através do pagamento de anuidades que dão diferentes tipos de acesso às salas VIP em aeroportos. De acordo com o programa você pode ter um número (limitado ou não) de acessos gratuitos ao longo do ano. Os acessos excedentes são pagos à parte. Os programas mais famosos são Priority Pass e Lounge Key, mas existe também o Dragon Pass que é maior e mais presente nos aeroportos da Ásia. A principal diferença entre o Lounge Key e o Priority Pass é que o Priority Pass possui quase o dobro de salas VIP disponíveis em seu catálogo, mas nos aeroportos do Brasil a gente não sente muito essa diferença.
Salas VIP com entrada paga
Nem sempre isso é possível, mas algumas salas VIP permitem que qualquer passageiro entre mediante pagamento de uma taxa de entrada. Essa taxa muitas vezes é um “day use”, mas é mais comum que seja por acesso (saiu, não entra de novo).
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco, para juntos planejarmos e realizarmos viagens encantadoras para os colaboradores de sua companhia.