Quais as 5 tendências no mercado de eventos e incentivos em 2024?

Quais as 5 tendências no mercado de eventos e incentivos em 2024?

Quais as 5 tendências no mercado de eventos e incentivos em 2024?

Iniciamos esse ano com o mercado de eventos aquecido, apresentando muitas mudanças e algumas inovações que continuaram do ano passado ou foram construídas ao longo dos anos. Além disso, conforme dados do IBGE, a estimativa da movimentação financeira do primeiro semestre do setor foi de 58,5 bilhões de reais. Esse valor supera quase em 10 bilhões de reais os dados de 2022, evidenciando o melhor resultado dos últimos 5 anos.

Confira abaixo quais são as principais tendências de MICE para 2024:

1. Uso da Inteligência Artificial para aprimorar a criatividade

A aplicação de inteligência artificial no setor de eventos está evoluindo para além das tarefas operacionais. Além do mas, a IA é utilizada também para aprimorar a criatividade na concepção e execução de eventos e viagens de incentivo. Algoritmos avançados podem analisar dados de participantes anteriores, preferências e interações para criar experiências mais personalizadas e inovadoras, resultando em eventos mais envolventes e personalizados. Por outro lado, essa evolução traz consigo novos desafios, como a necessidade de garantir a segurança e privacidade dos dados dos participantes.

2. Foco sempre da experiência personalizada

A personalização continua sendo prioridade, com as companhias buscando oferecer experiências únicas aos participantes. Ademais, pensando em momentos que atendam às expectativas individuais, aumentando assim a satisfação dos participantes, promovendo o engajamento e fortalecendo as relações comerciais.

3. Continuação dos eventos híbridos

Os eventos híbridos, combinando participação presencial e virtual, continuarão em alta. A flexibilidade oferecida por esse formato permite que as empresas alcancem um público mais amplo, incluindo participantes remotos, mantendo a interatividade e a conexão entre os presentes no local e online. Além de permitir adaptação a situações imprevistas, como restrições de viagens. Contudo, a flexibilidade oferecida por esse formato permite que as empresas alcancem um público mais amplo, incluindo participantes remotos, mantendo a interatividade e a conexão entre os presentes no local e online.

4. De olho no ESG – Eventos Regenerativos

Atualmente, a sustentabilidade torna-se uma prioridade, com empresas focando em práticas mais conscientes nos eventos. Desde a escolha de locais eco-friendly até a redução do desperdício, os eventos agora buscam impactar positivamente o meio ambiente e a comunidade local.

5. Maior integração e engajamento das comunidades

Isso abrange não apenas o envolvimento durante o evento, mas também a criação de comunidades online e offline que se conectam antes e depois do evento. Facilitado por plataformas digitais e redes sociais. O fortalecimento das comunidades em torno dos eventos aumenta a lealdade à marca, promove networking contínuo e cria uma base de participantes engajados a longo prazo.

Por conseguinte, essas tendências refletem a evolução constante do setor, incorporando tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis e uma abordagem mais centrada no participante.

E para você quais as tendências que mais chamam sua atenção nos eventos e incentivos em 2024? Entre em contato conosco e saiba como juntos podemos planejar e realizar eventos e incentivos de sucesso: mice@avipam.com.br

Veja mais em nosso Blog